quinta-feira, 16 de junho de 2016

Decidindo a profissão certa

Escolher uma profissão é uma das decisões mais sérias que temos de tomar em nossas vidas. Por quê? Na sua vida futura (ou atual), você precisará de casa, comida, conforto, saúde e outras coisas que demandam dinheiro. Embora dinheiro não seja a coisa mais importante de nossas vidas, sem ele não dá pra viver. E é por isso que o momento de escolher uma profissão é muito importante.

Na maioria dos empregos, para conseguir uma vaga você precisa estudar. O que geralmente se pede é um curso superior, curso técnico ou em alguns casos ensino médio. Então o ideal para se conseguir uma profissão é começar a estudar algo que você goste. Se gostar realmente da área que estuda, perceberá que é ali que quer trabalhar.

Um exemplo disso sou eu. Fiz curso técnico integrado ao ensino médio em agroindústria e confesso que me descobri nos alimentos. Com esse curso vi que realmente quero atuar nessa área e por isso me inscrevi para o curso de Engenharia de Alimentos na UFV, passei e estou no 7º período do curso.

Então eu trouxe umas dicas pra você, que ainda tem dúvida sobre qual curso fazer e/ou sobre qual profissão seguir.

1. Preste atenção no que você quer. Se você tem um sonho ou algo que não se qualifique como tal, mas você gosta muito, aposte nele. De que adiante ter uma boa profissão se você não a aguenta? Os empreendedores atuais, dizem que uma das chaves do sucesso é associar o trabalho com seus gostos pessoais, assim seu trabalho será bem feito e o sucesso virá como consequência.

2. Caso não tenha definido o que quer fazer em sua vida, pesquise sobre diversas profissões (o que elas fazem e quais os seus pré-requisitos). Faça também testes vocacionais para descobrir as áreas que tem afinidade. Um site que tem tudo isso e muito mais é o Guia do Estudante.

3. Se já está em fazendo algum curso, se dedique o máximo que puder. Dê tudo de si, pratique, preste atenção às aulas, estude, tire todas as suas dúvidas. Quanto mais souber, mais destaque terá no seu ramo. Se não está fazendo algum curso, mas pretende fazer, dedique aos estudos para passar no exame de seleção. Caso sua futura profissão não necessite de algum curso, tente aprender ao máximo com pessoas que já atuam na área e sempre se esforce para obter mais conhecimento e fazer um bom trabalho. Se puder, ainda que não seja necessário faça algum curso relacionado. Por exemplo, um curso de informática ou de inglês, que são áreas presentes em quase tudo atualmente.

4. O importante é nunca desistir, mesmo que você esteja com medo de fracassar. Quanta gente fracassou ontem e hoje em dia possui sucesso? São inúmeras as pessoas que se levantaram e como dizem, a gente aprende com nossos erros. Quando digo para nunca desistir, posso citar eu mesma como exemplo. Desde o ensino  médio decidi que faria Engenharia de Alimentos (EAL) na UFV. Na minha primeira tentativa, consegui passar porém, estava no terceiro ano ainda e não pude ir para Viçosa. Na segunda vez, não tirei nota suficiente no Enem e tive que criar um plano B. Este plano consistiu em entrar no curso de Ciência e Tecnologia de Laticínios e cursar o primeiro ano do curso, pois o mesmo possuía diversas disciplinas em comum com a EAL e eu poderia aproveitá-las. Assim fiz e após uma terceira tentativa, consegui passar no curso e já cheguei ao 7º período. O segredo para obter o que se deseja é nunca desistir.

Em breve trago pra vocês as diferentes formas de seleção para cursos superiores e técnicos. E pretendo trazer também, algumas profissões para vocês conhecerem melhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário